top of page

nossa equipe

Luciana fazenda coringa

Luciana - sócia/gerente Fazenda CoringA

“Sou Luciana de Freitas Souza, brasileira, nascida no dia 8 de setembro de 1985 no Trairi (CE). Sou  mãe de três filhas, no qual é a razão da minha vida! Vivo com meu companheiro há 14 anos, Luciano de Souza Vasconcelos. Sou filha de Francisca Nazaré de Freitas Souza e Raimundo Sales de Souza, ambos brasileiros e cearenses. Devido às muitas dificuldades não tenho nenhuma formação acadêmica, nem estudo. Tive desde cedo que enfrentar a vida sozinha com meus irmãos devido à separação de nossos pais. Trabalhei de diversas formas para garantir a nossa sobrevivência, de doméstica, babá, manicure, caseira de sítio, enfim. Hoje me encontro estabilizada. Sou agricultora, trabalho com agrofloresta. Trabalho esse que mudou minha vida. Conheci uma pessoa muito especial, Simone Ribeiro de Camargo, que em nenhum momento se importou com a minha formação. Me deu a oportunidade que nunca havia tido na minha vida e a garantia de uma alimentação diária para mim e minha família. É prazeroso trabalhar com a agrofloresta, porque além de preservar o solo e o meio ambiente, tenho uma alimentação saudável que preserva minha vida. O contato com a terra é fundamental para minha vida. Sem dúvida trabalhar em parceria com a natureza é o melhor caminho e a melhor opção.”

Luciano - sócio/gerente Fazenda CoringA

“Sou Luciano de Sousa Vasconcelos ,brasileiro, solteiro ,nasci no dia 30 de dezembro de 1985, natural de Trairi (CE). Sou filho de agricultores ,Maria de Fátima de Sousa Vasconcelos e Valdir Gomes Vasconcelos. Tive que trabalhar na agricultura desde muito criança, e sempre trabalhei de forma convencional. Não tive oportunidade de estudar, por essa razão aprendi desde cedo o trabalho pesado de Campo. Hoje trabalho em uma empresa que reconhece o meu esforço e dedicação, um  trabalho  renovador. Trabalho com agrofloresta, que me ensinou uma forma limpa de trabalho. Onde trabalhamos de acordo com a natureza. Hoje sou grato por essa oportunidade, e levarei comigo para sempre esse aprendizado.”

luciano fazenda coringa
simone fazenda coringa

Simone - SÓCIA/GERENTE
Fazenda CoringA

“Eu sou a Simone Ribeiro de Camargo. Nasci filha de José Alberto de Camargo e Cassia Ribeiro de Camargo, no dia 25 de março de 1965, na cidade de São Paulo. Sou formada pela vida e tenho diploma em ciências contábeis, pela PUC de São Paulo. Em 1988, aos 22 anos, fui para Los Angeles na Califórnia, fazer um estágio que logo virou emprego na empresa de petróleo, hoje conhecida como Chevron. Foram 7 anos de aprendizados, mas muita angústia profissional. Tinha vergonha de trabalhar em algo sem valor apenas pela recompensa monetária. Vivendo na ilusão de uma sociedade oposta aos valores essenciais, que eu entendi que ganhar a vida assim seria perdê-la. Foi quando eu iniciei a minha jornada do materializar o que desejava de forma livre e ingressei na indústria do cinema, passando 15 anos como controller de produção e colaborando em mais de 25 longas- metragens.  Em maio de 2000, a maior evolução da minha vida ocorreu com o nascimento do meu amado filho Mateo, na Califórnia. A partir de 2005, passei a me dedicar apenas a projetos de paisagismo e construção sustentável em Los Angeles, onde vivo parte do tempo com o Mateo, que hoje é músico talentoso, e com meu companheiro Rico Chiapparelli.  Desde 2008 visitamos as praias do Trairi, no Ceará. E foi em 2010 que decidi retornar à atividade que mais fez sentido a minha vida, a agricultura. Venho dedicando parte de mim a dois projetos muito importantes e que refletem meus sonhos de vida. A Fazenda Coringa e a Fazenda Sandesh, no Trairi, CE. Ambos os projetos em agrofloresta, com foco em regeneração de solo e biodiversidade, na produção de alimentos e madeiras agroecológicas. Além, do resgate da soberania alimentar dos nossos trabalhadores rurais. Tenho imensa gratidão pela minha parceria com o Luciano e a Luciana, e pela dedicação da nossa equipe. A agrofloresta veio para mudar a nossa comunidade  e me ensinou a técnica de plantio mais poderosa que existe, a de plantar esperanças de um mundo melhor, no coração dos outros e no meu!”

Seu Valdir - agricultor 
Fazenda CoringA

“Sou Valdir Gomes de Vasconcelos, brasileiro, nasci no dia 10 de junho de 1956 no município Curu, no Ceará. Meus pais Antônio Gomes de Vasconcelos e Maria da Penha Gomes de Vasconcelos. Sou casado, pai de cinco filhos e hoje moro no Mundo Novo, Trairi (CE). Comecei trabalhar na agricultura desde criança e por muitos anos trabalhei de forma convencional com veneno, hoje trabalho com agrofloresta e sou muito feliz, porque é um trabalho digno e limpo. Foi uma grande oportunidade de tive na altura da minha vida, gratidão é a palavra que me resume.”

seu valdir fazenda coringa
raquel fazenda coringa

Raquel - agricultora 
Fazenda CoringA

“Meu nome é Ana Raquel Barboza dos Santos sou brasileira, nascida em 31/12/1987, natural de Trairi (CE). Sou mãe de cinco filhos que são meus orgulhos e sentido de viver. Sou filha de pais separados Marta Barboza Dos Santos e Raimundo Barbosa dos Santos, infelizmente não tenho lembranças da fisionomia do meu pai. Vivo em uma união estável com meu companheiro há 17 anos, com Antônio Marcelo Xavier Barros. Infelizmente não tive a oportunidade de estudar por conta da separação de meus pais, trabalhei muito desde de criança em Fortaleza (CE), cuidado de animais domésticos e como doméstica. No ano de 2013 vim embora para o Mundo Novo, em meio a tantas dificuldades e desespero, vivendo apenas de benefícios do governo. Encontrei a oportunidade  que tanto precisava, um emprego através da Luciana Freitas e Luciano Vasconcelos. Digo hoje que sou agricultora e agradeço primeiramente a Deus e segundo a eles dois. Desde que cheguei até a Coringa, trabalho com agrofloresta que é um orgulho! Através desse trabalho, hoje posso dar uma alimentação saudável para minha família. Sou muito grata por essa oportunidade.”

Nem - agricultor 
Fazenda CoringA

“Sou Francisco Elson Barbosa de Sousa, nascido no dia 22/09/1990 em Atola, Trairi (CE), sou filho de João Lucas de Sousa e Maria Socorro Barbosa da Costa, agricultores convencionais. Aprendi desde cedo a lidar com a agricultura, ensinamento que veio desde o meu bisavô e assim passando de geração em geração. Hoje trabalho com agrofloresta, mais a minha companheira de vida, Maria Vanice dos Santos. Sistema que para nós foi novidade no começo, até estranho eu confesso, mais depois de todos os ensinamentos que aprendemos nossa  visão tornou-se diferente . Hoje estamos  na agricultura orgânica, produzimos alimento sem nenhum risco a saúde, pois os produtos nocivos no qual nós  trabalhava ficaram para trás. Ainda continuo aquele menino sonhador de anos atrás, sonho com mundo melhor onde a desigualdade social e a fome não existam mais. Acredito que a agrofloresta será o caminho da transformação, e por fim a revolução será agroflorestal.”

nem fazenda coringa
ylder fazenda coringa

Ylder - agricultor 
Fazenda CoringA

“Sou o Ylder da Silva Oliveira, nascido em 09/02/1996 em Fortaleza-CE. Por conta de alguns acontecimentos no bairro onde eu morava na minha adolescência, optei por vir morar no Trairi-CE com minha Avó. Terminei o ensino médio e logo tive que trabalhar para ter a independência financeira, nesse meio tempo entre estudo e trabalho conheci a minha esposa Cristiane Freitas Sousa e tivemos uma filha chamada Ysis que hoje tem 1 ano e 7 meses. Meu primeiro emprego depois que eu terminei o ensino médio foi em uma loja de informática onde trabalhei por 3 anos. Já conhecia o Luciano, Luciana e a Simone, e em algumas conversas eu recebi o convite para fazer parte a Coringa Agrofloresta, aceitei e hoje estou aqui contribuindo com o projeto e juntos tentando melhorar o mundo com a Agrofloresta.”

Renato - agricultor 
Fazenda CoringA

“Meu nome é Renato Freitas Sousa, tenho 28 anos, nasci na cidade de Trairi (CE), no dia 03 de abril de 1993. Sou filho de Francisca Nazaré de Freitas Sousa e Raimundo Sales de Sousa. Estudei na Escola Raimundo Nonato Ribeiro, onde concluí o meu ensino médio e trabalhei como caixa em farmácias durante 10 anos. Sou casado há 7 anos, tenho um filho de 2 anos e 10 meses chamado Renan, e atualmente moro em Trairi, no bairro Boa Esperança . Tenho três irmãs, e seis sobrinhos. Gosto muito de jogar bola, videogame, ou visitar a minha família nas horas vagas. Não concordo com injustiça, desperdício, desrespeito ao meio ambiente e confusões, embora eu seja uma pessoa muito tranquila. Meus planos para o futuro, é crescer dentro da minha profissão, e aprender o máximo que eu puder sobre agrofloresta, e as práticas do ramo. Com o fruto do meu trabalho, quero dar um futuro melhor para o meu filho, e quem sabe no futuro, repassar os meus conhecimentos para ele.”

renato fazenda coringa
neudo fazenda coringa

Neudo - agricultor 
Fazenda CoringA

“Sou Antônio Gracineide Ferreira de Freitas, filho de Eretilhe Gomes de Freitas e Maria ferreira de Freitas. Nasci em Zé Aires (CE), morei até meus 25 anos com meus pais e meus quatros irmãostrabalhando em agricultura no período de inverno e no verão fazendo tijolos. Estudando conclui o terceiro ano do ensino médio, e quase não consegui devido à dificuldade que era muito grande ou estudava ou trabalhava. Mas, com muito esforço consegui concluir. Aos 25 anos conheci minha esposa e decidimos vir embora para o Trairi buscando melhorar de vida. Chegando aqui comecei a trabalhar em mercantil em um curto período, depois trabalhei uns seis meses na Adel Coco, nesse período tive um grave acidente tendo que ficar afastado por um longo período. Depois tendo que ser afastado definitivamente por não conseguir exercer as minha funções devido as seqüelas do acidente no braço e antebraço. Fiquei um período desempregado, até conseguir um trabalho na Coringa Agrofloresta onde estou até hoje.”

Dudu - agricultor 
Fazenda CoringA

“Meu nome é Antônio Eduardo dos Santos Martins. Tenho 38 anos nasci no Trairi (CE) no dia 4 do junho de 1983. Sou filho de José Viana Martins e Adalgisa Ursulino dos Santos. Tenho o ensino fundamental incompleto, e minha profissão é de pedreiro. Sou casado e tenho três filhos. Tenho sete irmãos sendo um de criação. Nasci no Trairi, mas me criei em Fortaleza e  com 27 anos retornei ao Trairi. Especificamente em Flecheiras ao retornar ao Trairi me vi com dificuldade com minha família , de conseguir um trabalho, então fui tentar a pesca mas não me acostumei no mar pois enjoava muito. Então fui convidado por um colega a fazer um serviço de servente. Há um ano que a gente estava morando eu e minha esposa e meus filhos em Flecheiras. Minha mãe resolveu vir morar aqui também já tinha um pouco de experiência no serviço  de pedreiro. Minha mãe ganhou um terreno, e me botei a fazer a casa dela e  logo ao terminar a casa da minha mãe comecei procurar trabalho de pedreiro fazer uns bico aqui  até que um dia foi indicado a fazenda  coringa trabalho a 3 anos e 2 meses lá, aprendendo muito pois lá também trabalho como agricultor.”

fazendacoringa.jpeg
bottom of page